Saturno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo 10570 em trânsito no disco solar no dia 12 de Março de 2004

 

 

J.Porto e P. Costa Web Site                                  SEMANA de 8 a 14 de Março de 2004

O grupo 10570 cruza o disco solar no dia 12 de Março de 2004

   Ás 01:19 UT do dia 12 de Março de 2004, o Sol produzia um intenso “Blast” de matéria coronal para o espaço. Dado que esta explosão não foi direccionada para a Terra por se ter verificado no lado oposto do Sol, não são esperados efeitos no geomagnetismo terrestre. Nas imagens surge a Região Activa 10570, uma das mais activas dos últimos tempos com uma configuração multipolar complexa do tipo Fki. Este grupo poderá levar à produção de algumas fulgurações solares. As imagens foram obtidas a 12 e 14 de Março com um filtro solar 1000Oaks+ e um ETX 90.

Notícias semana-a-semana

 

 

 

 

 

 

 

Nebulosa do Cone

Saturno no seu expoente máximo

    Apesar das más condições atmosféricas foi possível fazer uma imagem de Saturno. Clique na imagem para aumentar e verá, apesar do efeito da turbulência, a estrutura dos anéis, destacando-se a Divisão de Cassini entre os anéis A e B.

    O planeta situa-se de momento na constelação dos Gémeos e é perfeitamente visível nestes pormenores com um pequeno telescópio de 4 polegadas e baixa ampliação. A partir de 27 de Março será possível ver 5 plantes no céu, a partir das 18:30 da tarde. Veja a imagem SIMULADA aqui e prepare-se com um pequeno telescópio para fazer esta rota no sistema solar.

                                  SEMANA de 15 a 21 de Março de 2004

    Na noite de 14/15 de Março fizemos pequenos filmes em formato AVI com cerca de 1000 frames cada, que depois de tratados com o programa Registax, deram como resultado as duas imagens ao lado.

    Júpiter encontra-se no perigeu, ou seja no ponto da sua órbita mais próximo ao nosso planeta, a cerca de 662 milhões de quilómetros. Com um refractor de 5 polegadas e uma Toucam, é perfeitamente possível revelar pormenores na superficíe do planeta gasoso. Na imagem o Sul está para cima, e distingue-se a Grande Mancha Vermelha. Na outra imagem, a lua joviana Io faz o seu trânsito em redor do planeta.

    A imagem do dia 17 de Março mostra uma configuração diferente: de um lado a lua vulcânica Io, do outro lado outras duas luas, Europa e Ganimedes.

Júpiter e Io

VEJA

A

 

SEMANA

SEGUINTE