LIGAÇÕES

 

Cometografia

no Atlântico Norte

   Astronomia Amadora

 

 

 

 

 

 

 

DESTAQUES

 

 

1. COMETA LULIN (C/2007 N3) - dias 24 e 28 de Fevereiro

 

 

2. COMETA 85P BOETHIN

 

 

 

 

 

 

LIGAÇÕES

 

Cometografia

 

Alain Maury

 

Seiichi Yoshida

 

François Kugel

 

 

Fevereiro 2009

Depois de um longo período de condições climatéricas adversas, só no dia 24 de Fevereiro de 2009 fizemos algumas imagens (19), com um APO 66mm da Baader e uma Canon 350D a 800ISO em foco primário.

As imagens aqui presentes são resultantes do “stack” da mediana de 19 imagens individuais de 30 segundos trabalhadas com os softwares Íris  e MaximDL.

 

Notar que o cometa que até aquela data apresentava uma anti-cauda, agora possuía apenas uma cauda de poeiras. Contudo, aplicando um filtro rotativo Larson-Sekanina era visível a existência de “jactos” laterais emanados a partir do núcleo.

O aspecto esverdeado devia-se á presença massiva de moléculas de cianogénio (CN).

 

As imagens foram feitas entre as 22:15 e 22:30 UTC em Ponta Delgada, com o cometa ainda muito baixo no horizonte leste, sendo deste modo afectado pelo fenómeno de extinção atmosférica. As condições relativas á poluição luminosa produzida pela iluminação publica de sódio eram também muito desfavoráveis.

Entre as 22:35 e 22:45 UTC  fizemos 6 imagens na região das Plêiades dado que o cometa 85P Boethin fazia o seu transito por lá.

 

A sua visibilidade (?) é muito fraca, pensando-se que se tenha desagregado.

A imagem equivale a um tempo de exposição de 5 minutos a 800ISO.

Dia 28 de Fevereiro—Cometa Lulin

 

Entre as 23:15 e 23:30 UTC fizemos um lote de imagens, cerca de 24, das quais só aproveitámos 6, devido às fortes rajadas de vento que produziam continuas vibrações na montagem e no tubo óptico. Para além do mais a colocação em estação feita totalmente “had-oc” , ão permitia exposições superiores a 35 segundos a partir dos quais havia deriva nos dois eixos.

O cometa era visível com binóculos como uma ténue nuvem luminosa e situava-se logo á frente de Regulus o que facilitou a sua pesquisa sem “goto”.

 

Aqui ficam 3 imagens obtidas com o APO-ED 66mm da Baader e Canon 350D a 800 ISO e com filtro CLS do EOS Filter Clip System da Astronomik que corta em muito os efeitos da poluição luminosa citadina (suburbana neste caso).

Tido como um asteróide inicialmente quando descoberto por Quanzhi Ye (Sun Yat-sen University, Guangzhou, China), apresentava uma magnitude de 18.9.

Em observações posteriores de 17 de Julho 2007 conduzidas por J. Young do Observatório de Table Mount na Califórnia, foi referenciada uma cauda com 2-3” de comprimento com um núcleo central muito brilhante