astronomia em Abril 2010

Cometa 81P/ Wild

Na noite de 17 de Abril pelas 2330UTC e sob condições muito pouco favoráveis, dado a existência de construções que obstruiam a zona do céu, fizemos uma curta sequência de imagens do cometa 81P/Wild, que parece apresentar um jacto mais activo.

 

1 de Abril de 2010, 22:30, Celestron 203mm f/10 com Canon 350D (filtro OWB), 14x45s
Software Irís.
AR 15º 22' 1,0´´, DEC +60º 23´
Local: Fajã de Baixo, Ponta Delgada

Cometa C/2007 Q3 Siding Spring

Também na noite de 1 de Abril, entre as 23:18 e as 23:42 obtivemos um conjunto de 9 imagens de 45 segundos, na origem da imagem que aqui publicamos e que mostra para além da deslocação deste cometa em 24 minutos a hipótese da sua fragmentação. De salientar a sua magnitude visual mais fraca do que o previsto (11.2). Utilizado o programa Irís.
O mapa ao lado foi produzido pelo SkyMap e mostra a região em torno do cometa.

Dia 17 de Abril de 2010 pelas 22:00 horas UTC realizámos algumas imagens astronómicas á conjunção da M44 com Marte e resolvemos também investigar a existência de poeiras na alta atmosfera com a presença da Lua numa posição já relativamente perto do horizonte.
A imagem resultante da mediana de outras três e tratada pelo software Iris sem qualquer aplicação de filtros ou DDP, mostra exactamente a Lua rodeada por uma nebulosidade avermelhada. A sensibilidade foi de 800ISO com exposições de 6 segundos.
Visíveis ainda algumas estrelas, nomeadamente a 62Tau. O mapa apresentado mostra a posição da Lua e as estrelas em seu redor naquele
momento.e foi produzido pelo Skymap.

Na mesma altura e situando-se no zénite fizemos algumas imagens da conjunção Messier 44 com o planeta Marte.

A Lua e a cinza vulcânica do Eyjafjallajökull

Conjunção M44 e Marte

Arcturus e um Asterisco

Arcturus situada a 33 anos-luz, é uma das estrelas mais brilhantes do céu no hemisfério norte visível no quadrante leste e fazendo parte da constelação do Boeiro. É uma estrela em expansão consumindo hélio depois de ter feito o mesmo com o hidrogénio e que no futuro irá explodir gerando uma anã castanha e uma bonita nebulosa planetária (daqui a 9.3 bilhões de anos). Neste momento está na fase de gigante laranja com uma dimensão 30x maior que o Sol.
Vista com um pequeno telescópio poderão ser identificadas algumas estrelas á sua volta nomeadamente um conjunto que bem poderíamos designar por
Asterisco da Lagarta.

Deep Sky em 14 minutos

Imagem feita com o apocromático 66ED Baader da região em torno da Messier 61, onde são reveladas muitas galáxias de fraca magnitude, pertencentes ao catálogo NGC.
A imagem resulta da mediana de outras 14 com 60 segundos de exposição cada a 1600ISO com a Canon 350D com filtro CLS.

Abril foi um dos piores meses dos últimos anos para realizar sessões de astronomia.

O ditado popular “Abril águas mil” mais uma vez foi confirmado e ultrapassado com quedas pluviométricas intensas acompanhadas por vento e nevoeiro.

Apesar de tudo conseguimos “utilizar” as “abertas” para realizar algumas imagens e acompanhar fenómenos astronómicos de que destacamos alguns cometas e a conjunção M44/Marte.

Actividade Solar : AR 1059

Desde o dia 15 de Abril que o sol deixou de apresentar manchas solares o que é atípico para um início de novo ciclo. Apesar de tudo a sua actividade tem – se desenvolvido noutras bandas de luz diferentes do visível. Assim no H-alfa têm-se constatado a existência de buracos coronais gigantes e ejecções de massa coronal.

Aqui fica o registo de uma das poucas manchas solares que rodaram este mês no disco  solar:

ETX90 com SPC900NC em foco directo, AVI 200 frames e software Registax v.5