J.Porto e P. Costa Web Site                                                                       Julho de 2004

Notícias semana-a-semana

Desde o dia 15 de Julho que a actividade solar tem vindo a crescer com a região activa 10649, de aspecto muito fragmentado mas com potentes bipolaridades multiplas, produtoras de fulgurações constantes, algumas das quais da classe X3. Nas imagens captadas nos dias 15 e 16 eram visíveis os restos deste “flare” produtor de raios X e de Massa Coronal.

No dia 17 rodava uma outra mancha solar gigante da classe Fki e classificada oficialmente como 10952. No dia anterior a imagem mostrava já gigantesca perturbação magnética com a existência de uma protuberância junto ao limbo solar.

O Sol em ebulição

A mancha solar gigante que faz parte da RA 10652

A RA 10649 produtora de “flares” de raios X direccionados ao nosso planeta. Note a convulsão magnética da superfície da cromosfera solar.

As imagens do dia 15 mostram a região activa 10649 em franca produção de “pequenas” fulgurações, enquanto noutra zona da cromosfera solar circulavam gigantescos Filamentos, em estilo de arcos magnéticos, em resultado do forte vento solar produzido pelas células convectivas.

No dia 7 de Julho uma bonita proeminência destacava-se do limbo solar, enquanto no dia 6 uma EMC era enviada para o espaço.

Veja últimas actualizações