ASTRONOMIA AMADORA NOS AÇORES

WEB PAGE DE J. PORTO E P. COSTA

Home page

2 de Dezembro de 2007: o cometa Holmes e o enxame aberto de estrelas NGC 1245.

 

Canon 350D com objectiva de 90mm em tripé fotográfico e “stack” de 10 exposições de 5 segundos.

Boas Festas e um Feliz ano novo cheio de observações e surpresas astronómicas são os nossos desejos para toda a comunidade de Astrónomos Amadores.

O cometa Holmes comparado com a Nebulosa de Orion.

2 de Dezembro de 2007

O Sol apresentava-se com um grupo de manchas solares muito complexas e em grande numero, muito fragmentadas e abrangendo classificações desde as Axx`s  até  Fki.

Este grupo estendia-se por uma área correspondente a 10 diâmetros terrestres e de acordo com a sua complexidade poderá desenvolver algumas pequenos fenómenos eruptivos nos próximos dias.

É classificado como 10 978 e pertence ainda ao 23º Ciclo Solar.

Veja as grandes alterações nas maiores manchas solares deste grupo no espaço de dois dias.

Imagens obtidas com muitas nuvens e céu parcialmente encoberto.

Caixa de texto: O cometa Holmes

O Sol gera uma mega Região Activa

O cometa 8P/Tuttle


Caixa de texto: DESTAQUES

No dia 13 de Dezembro a Região Activa 978 ainda não tinha produzido qualquer fulguração mas a sua actividade continuava muito elevada.

Poderíamos constatar tal facto pela imagem em Hα ao lado onde se vê a dimensão verdadeira deste grupo de manchas solares com veios de plasma a fluírem na cromosfera.

17P/Holmes maior do que nunca

 

Em 15 de Dezembro pelas 20:00 UTC fizemos um conjunto de imagens que mostram a dimensão do cometa Holmes que neste momento atinge um diâmetro perto de 2 graus, no sentido da cauda. Continua visível a olho-nu apesar da existência de poluição luminosa citadina, para além das iluminações próprias da época que introduziram sérias interferências nas imagens e da presença da Lua em Quarto Crescente.

Na mesma noite fizemos outras imagens com o cometa 8P/Tuttle. Apresentava uma cauda e uma coma de cor esmeralda revelando a presença de CN.

As imagens não estão centradas porque a colocação em estação da montagem equatorial foi muito rápida e a presença de densas nuvens do quadrante SW faziam supor que teríamos muito pouco tempo para operar o telescópio. Realmente pouco tempo depois, o céu cobria completamente lançando chuviscos.

Cometa 8P/Tuttle

Imagem única de 40 segundos de duração com uma Canon 350D a 1600ISO.

 

Scoppos Baader ED66 APO.

Últimas Notícias de Dezembro AQUI