J.Porto e P. Costa Web Site                                                                                                  AGOSTO 2004

Destaque do mês

Os “flares” da 0649 e 0652

Desde meados de Julho que as RAs 10649 e 10652 apareceram no disco solar tendo até hoje (14 de Agosto) dado duas voltas ao Sol. Neste entretanto produziram algumas fulgurações da Classe C, M e X. Como a imagem do dia 14 mostra, continuava a evidenciar um potencial reactivo muito elevado. Arcos de Luz são visíveis nas imagens em luz branca de 19 e 23 de Julho. A existência permanente de Fáculas é também uma manifestação no espectro da luz visível do grande magnetismo subjacente a estes grupos complexos de manchas solares que surgiram na fase do Mínimo Solar do 24º Ciclo.

 

Outros fenómenos estiveram presentes ao longo deste período. As imagens reportam Ejecções de Massa Coronal, Proeminências e Filamentos.

A imagem de 14 de Agosto é muito interessante ao mostrar uma ruptura na zona da cromosfera situada entre as duas polaridades das duas manchas solares maiores da RA 10649. A inversão das polaridades na sequencia desta ruptura provocou de imediato a ejecção de massa coronal.

à complexidade deste grupo de manchas solares, do tipo FKc, parece querer manter-se como demonstra a imagem obtida no dia 15 de Agosto, já com este grupo aproximando-se do limbo oeste do disco solar. A capacidade de gerar fulgurações da classe X mantêm-se e é muito provável que consiga fazer mais uma rotação.

28 de Julho @ 13:00 UT

7 de Agosto

A aproximação de uma Frente Fria no dia 13 de Agosto

As Regiões Activas 0652 e 0649 continuam manifestando o giga magnetismo gerado no interior do Sol. As imagens em H-alfa e luz visível mostram aspectos diferentes do mesmo fenómeno. Enquanto em H-alfa  são visíveis na luz da primeira emissão do hidrogénio os fenómenos que se passam na cromosfera, na luz branca são evidentes aqueles relativos à fotosfera.

Deste modo, em H-alfa vemos as fulgurações, protuberâncias e filamentos assim como as células gigantes de convecção do plasma e as Espículas. Na luz branca são visíveis as estruturas das manchas solares (umbras e penumbras), as fáculas e pontes de luz  e ainda a granulação.

 

Como havíamos previsto a 0649 no dia 19 produzia uma fulguração da classe X2 sem ter contudo qualquer efeito sobre o nosso planeta dado que o efeito de rotação do Sol não o permitir. A RA 10652 continuava estável tendo também registado pequenos “flares” registados nesta imagem.

Imagem do dia 16 que mostra as duas RA`s 10649 e 10652 em H-alfa e luz branca.

 

Clique nas imagens para ampliá-las.

As últimas...