J.Porto e P. Costa Web Site                                                                              28 Outubro 2004

 

 

 

 2004

Destaque do mês

Eclipse Total da Lua

de 28 de Outubro

Na madrugada de 28 de Outubro mais um eclipse lunar era visível dos Açores. Em particular a Região Autónoma dos Açores “apanhava” o fenómeno quase no zénite desde a 01:15 UT prolongando-se até 04:54 UT com a Lua respectivamente entrando e saindo do cone de sombra da Terra, como mostra o diagrama de Fred Espenak da NASA.

 

 Apesar das condições climatéricas terem sido más durante a véspera, esperavam-se boas “abertas”, o que de facto se veio a verificar praticamente desde que o eclipse teve início até terminar com um céu muito limpo e transparente.

 

 Poderíamos classificar este Eclipse Total na escala de Danjon com um valor intermédio entre 1,5 a 2. De facto a Lua na fase da Totalidade apresentava-se muito escura no centro (cor ocre) com as bordas mais brilhantes de uma coloração acinzentada (consulte http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/OH/Danjon.html ).

 

 

As imagens aqui reportadas foram produzidas utilizando um telescópio Maksutov-Cassegrain de 90mm (ETX90) de abertura com uma ccd em afocal  e uma ocular de 30mm.

 

 Os próximos eclipses visíveis dos Açores serão apenas em 2006 , respectivamente em 14 de Março (Eclipse Lunar Penumbral) e 7 de Setembro (Eclipse Lunar Parcial). Em 24 de Abril de 2005 haverá mais um eclipse penumbral que por pouco não era visível dos Açores (Flores).

Veja http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/LEplot/LEplot2001/LE2005Apr24N.GIF  para melhor informação sobre este último caso.

 

 

 

Fase de entrada na Umbra

Metade do período da 1ª fase

Fase da Totalidade