Primeiro grupo de manchas solares com significado no 24º Ciclo

Outubro 2008

 

                                  Astronomia Amadora nos Açores

85P/Boethin

SOL—AR 1005

Júpiter e luas

Neptuno

O grupo de manchas solares que surgiram ultimamente, designadas globalmente por Região Activa 1005, numa classe moderadamente complexa e bipolar do tipo Dao, acabou por se reduzir a uma classe também bipolar mas aberta (Bxo), devendo nos próximos dias descomplexificar-se de forma acentuada e rápida. A imagem aqui reproduzida foi feita no dia 21, entre muitas nuvens baixas e humidade com temperaturas que fazem lembrar os célebres "nevoeiros de S. João". ETX90 com SPC900.

Cometa 85P/Boethin

 

Este cometa situado a Sul e fazendo o seu percurso entre o planeta Júpiter e a constelação do Capricórnio irá nos próximos tempos atingir magnitudes que o tornarão visível em instrumentos mais pequenos. No dia 21 fizemos este parco registo com condições climatéricas muito adversas que não deixaram sequer centrar o cometa numa exposição simples de 30 segundos com uma MX916.

Neptuno

 

Este planeta visível com binóculos situa-se na constelação do Capricórnio e a imagem aqui presente resulta do “stack” de outras duas com a duração de 30s.

Obtidas no dia 24 sob muito más condições atmosféricas e com uma colocação em estação da montagem equatorial feita a “olho”.

Júpiter nos dias 21, 22 e 24

 

Estas imagens representam bem mais as condições atmosféricas presentes sequencialmente nestes dias. Obtidas com diversos instrumentos desde uma ccd MX916 até uma cmos SPC900, foram tratadas de modo diferente, utilizando o software MaximDL ou o Registax.

 

Notar a presença no dia 22 da lua Ganimedes a fazer o transito em frente ao disco planetário.