O Observatório Astronómico de Santana Açores - OASA tem vindo a desenvolver desde 2000 um projecto denominado "Laboratório das Estrelas" nas escolas (do ensino básico - 1º, 2º e 3º ciclos - e secundário), o qual pretende despertar o interesse pela Astronomia, bem como proporcionar aos alunos e professores de uma forma agradável e interactiva, um complemento e apoio às matérias abordadas nos programas oficiais actuais.
Desde 2000 que o "Laboratório das Estrelas" já visitou praticamente todos os estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores e todos os Concelhos da Região Autónoma da Madeira, onde se realizaram sessões de planetário e observações diurnas (solares) e nocturnas para mais de trinta e cinco mil alunos.
Com este programa pretende-se criar uma dinâmica no seio do vosso estabelecimento de ensino em torno do tema principal, a Astronomia, propondo que se faça uma semana especial dedicada a esta matéria específica. Para tal o Observatório Astronómico contribui com o seu material colocando à disposição um planetário portátil (insuflável), bem como um telescópio do tipo newtoniano de 8 polegadas de abertura em montagem dobsoniana, filtros solares e um refractor para observação solar da cromosfera em H-alfa, binóculos, cartas celestes e ainda diverso software de astronomia. Todo o material de apoio é acompanhado por um ou dois monitores do nosso Observatório que explicam todo o processo e que colaboram para o sucesso destas acções.
Por dia são realizadas no máximo 7 sessões dentro do planetário. Cada sessão, de aproximadamente uma hora, permite a entrada até 30 alunos.
Como complemento propomos ainda, condicionados pela meteorologia, sessões nocturnas de observação astronómica ou ainda sessões diurnas de observação solar, abertas a toda a comunidade escolar (no caso das Sessões de Observação Nocturna).
Para que o Observatório Astronómico de Santana Açores – OASA, vá até à sua escola é necessário uma inscrição prévia (faça o download do formulário em anexo). Note-se que o equipamento utilizado foi adquirido ao abrigo do alto patrocínio da Presidência do Governo Regional, Direcção Regional da Ciência e Tecnologia. No entanto, haverá necessidade, por parte da escola, de assegurar o transporte do monitor e do material e fornecimento dos almoços na cantina.
Estamos convictos que este tipo de iniciativas só adicionam mais valias ao ensino que se pratica na sua escola e contribuem grandemente para a motivação dos alunos e professores em torno de matérias tão interessantes como a Astronomia.
ANEXO: FICHA PARA DOWNLOAD A REMETER POR FAX OU CORREIO NORMAL
Enviar por correio para : Observatório Astronómico de Santana Açores – OASA Programa "Laboratório das Estrelas" ou Enviar por fax para: Fax: (+351) 296 629 905 ou contactar directamente Miguel Andrade 96 746 62 35 |
a) Sessões de Planetário Portátil
As sessões do planetário tem a duração de cerca de 45 minutos cada. Poderão ser também realizadas sessões de 90 minutos, caso as aulas tenham esta duração. Os alunos são sempre acompanhados pelo respectivo professor. Nestas serão abordados os seguintes conceitos:
1. O Sol - a "nossa" estrela; a Lua e as suas fases; observações no campo e na cidade;
2. O céu nocturno: as figuras no céu (constelações); uma estrela especial (polar); a Terra entre as estrelas; movimento da Terra (rotação - movimento aparente dos astros); trio brilhante (triângulo de Verão); cores e tipos de estrelas; constelações; os signos do Zodíaco e o seu significado; a translação da Terra e os seus efeitos;
3. O Sistema Solar; nebulosas; organização no Universo: grupos de estrelas, galáxias, grupos de galáxias, a escala do Universo.
Para além destes assuntos são exploradas as mais diversas temáticas relacionadas, desde que os participantes colaborem em estabelecer o diálogo interactivo pretendido com este tipo de actividade.
ATENÇÂO: A instalação do
planetário requer uma sala, com as dimensões mínimas 8 x 8 m e uma altura de 3,5
m. Requeremos sempre a presença de um Auxiliar de Educação para controlo de
entradas e saídas dos alunos na sala ou pavilhão.
b) Sessões de Observação Nocturna
Aqui, os participantes observarão diversos objectos celestes, a olho nu (constelações, asterismos, etc.) e identificarão os mesmos em cartas celestes e em computador (preferencialmente cedido pela Escola). Com o auxílio de binóculos e um telescópio (do tipo newtoniano de 200 mm de abertura) serão apresentados aos participantes outros objectos do nosso universo: estrelas múltiplas, planetas, a Lua e seus pormenores, galáxias, aglomerados abertos e fechados, nebulosas, etc.
A observação nocturna poderá ser ministrada na escola ou fora do recinto escolar, desde que garantidas as condições de fraca poluição luminosa, de segurança dos alunos e de proximidade da escola.
c) Sessões de Observação Diurna
Utilizando filtros solares específicos para visão directa serão observadas as manchas solares, as suas estruturas e ainda os fenómenos na cromosfera solar, tais como proeminências, filamentos, fulgurações, ejecções de massa coronal, etc.
As Observações Solares serão sempre feitas tendo em conta os procedimentos de máxima segurança aconselhados nestas situações. Serão sempre dadas orientações acerca das questões relacionadas com a segurança da observação e distribuídos folhetos alusivos ao assunto.
O que é o Planetário Portátil e como utilizá-lo
Informação considerada importante destinada ao professor
para transmitir aos alunos
O planetário portátil é uma ferramenta muito versátil destinada ao ensino das ciências naturais. Transforma-se numa “aula” muito especial que será recordada para sempre, cuja estrutura permite concentrar a atenção dos estudantes na aprendizagem serena de temas de grande profundidade e importância científica.
A cúpula do planetário é insuflável e as pessoas entram através de um túnel ou manga. Só por si, a experiência de entrada num planetário constitui uma aventura para os alunos. Toda a turma, acompanhada pelo seu professor, senta-se em círculo ao redor dos projectores dispostos no centro do planetário. De um dos lados do planetário encontra-se outra manga destinada à admissão de ar condicionado.
A cúpula tem o formato da abóbada do céu, apenas meia esfera que é utilizada na sua totalidade para as projecções. Uma vez que é necessário adaptar a visão à obscuridade por alguns minutos, aproveita-se para projectar a temática da sessão através de um vídeo projector num dos lados da cúpula, garantindo assim que ao chegar o momento da projecção temática, o impacto seja muito maior.
Os programas são introduzidos através da projecção de cilindros, acompanhados por música de fundo e/ou por explicações do monitor, criando um ambiente atractivo à exposição dos temas. O monitor faz uma antevisão do que se irá passar e do comportamento esperado dos alunos durante toda a sessão.
Dado que o ambiente é confinado e tem a presença de em média cerca de 30 a 40 pessoas, aconselha-se a maior urbanidade e civilidade dos participantes.
Antes de entrar
Os estudantes devem estar conscientes que o planetário é uma ferramenta educativa a utilizar com o maior carinho e cuidado, solicitando-se a observância estrita das seguintes regras:
É importante a presença de um professor com a turma que entra no planetário de modo a garantir a adequada disciplina.
Depois da apresentação
É conveniente relembrar na aula seguinte os temas apresentados no planetário, dado que cada programa contém informação científica muito específica, e induz a uma motivação psicológica e emocional importante que é conveniente explorar pedagogicamente.
Os temas de discussão variam de acordo com o programa da apresentação, e existem diversos documentos de apoio publicados sob a forma de folhetos que o professor poderá compartilhar com os seus alunos depois de realizada a visita ao planetário.
Para mais informações contactar:
por email: oasa@oas.online.pt
por telefone:
96 746 62 35 (Miguel Andrade)
ou por carta dirigida
ao:
Observatório Astronómico de Santana Açores -
OASA
Programa "Laboratório das Estrelas"
Caminho Velho de
Santana
Rabo de
Peixe
9600-096 RIBEIRA GRANDE
Ficha Comprovativa de Actividade a preencher pela entidade (a carregar em formato pdf)
REGULAMENTO DO PLANETÁRIO (para os monitores e coordenador da actividade)