Cometa Encke

 

A 39 milhões de quilómetros do nosso planeta

 

      O cometa 2P/Encke descoberto 17,8 de Janeiro de 1786 por Pierre Mechain (francês). Em 7,8 de Novembro de 1795, durante uma observação de rotina na pesquisa de cometas efectuada por Caroline Herschel, o cometa foi novamente avistado a olho-nu, pois a sua distância á Terra era na altura de 0,2561 unidades astronómicas.

      Em 1805 foi novamente descoberto por Jean Louis Pons no dia 20 de Outubro, tornando-se novamente visível a olho-nu no dia 23 e o seu brilho comparável á galáxia de Andrómeda (M31).

      O cometa Encke é o segundo cometa listado entre os periódicos sendo a 59º passagem pelo periélio. Até Outubro de 2003 a sua magnitude apresentava-se mais fraca do que aquela prevista pelas efemérides. Contudo o seu brilho tem vindo a crescer apresentando-se à data com 8.7

      As imagens aqui apresentadas são o resultado da média de 4 outras sem tratamentos adicionais para além de alguma manipulação do histograma.

      Foram obtidas no dia 16 de Novembro de 2003 em Ponta Delgada por J. Porto com um reflector de 200mm e câmara ccd.

      É perfeitamente visível em todas elas a cauda formada por gás e poeiras e um núcleo muito difuso, apesar das condições climatéricas não serem as melhores.

      No mosaico torna-se evidente a enorme velocidade de deslocação deste cometa ao longo da constelação do Cisne.

      Este cometa poderá atingir em fins deste mês, princípios de Dezembro, magnitudes da ordem dos 5.2, tornando-se perfeitamente visível com binóculos. Contudo estará cada vez mais próximo do horizonte, dificultando a sua observação.

      Poderá consultar o mapa  com o seu trajecto até meados de Dezembro de 2003. O Mapa do céu foi elaborado com o gerador de efemérides SkyMap pró v7.

A velocidade do Encke no espaço de 1 hora

 

 


Mosaico de imagens obtidas entre as 22:15 e as 23:02 UT em 16 Novembro 2003
Clique na imagem para ampliar

Aspecto geral do cometa

Clique na imagem para ampliar