Cometa C/2006 M4 Swan

Home page         Notícias          Contacto               Sessão anterior

No dia 25 de Outubro de 2006 as condições climatéricas melhoraram substancialmente por algumas horas, apesar do vento ser por vezes forte, permitindo contudo a observação deste cometa.

Enquanto que até à data não era visível a olho-nu, agora era perfeitamente visível sem a ajuda de binóculos, sendo provavelmente a sua magnitude da grandeza de 4 a 4,5.

 

Nesta data fazia um trajecto entre as constelações do Boieiro e de Hércules, mantendo a sua coloração verde esmeralda devido à presença de àcido cianídrico (CN) e carbono diatómico (C2).

 

O aumento de brilho deverá ser devido à fracturação da sua superfície que passou a expor materiais do interior  que se volatizam em quantidades colosais. Este pressuposto é consubstanciado pela imagem derivada da aplicação de um filtro rotacional, que coloca em evidência o jacto principal de poeiras, também agora com uma estrutura densamente filamentosa, para além de outros jactos secundários mais pequenos e do jacto de partículas iónicas que formam a sua segunda cauda mais pequena.

 

Estas imagens foram obtidas entre as 19:45 e as 21:00 horas locais (Ponta Delgada, Açores) em condições de poluição luminosa citadina acentuada.

 

O equipamento utilizado é descrito na Ficha Técnica aqui presente.

Para poder apreciar melhor as imagens, bastará clicar em cima de cada uma. Obtidas em alta resolução, modo RAW+JPG, foram posteriormente redimensionadas.

 

As imagens são também o resultado do “stack” de 30x30s e de 12x60s.

 

O software utilizado no tratamento, oscilou entre o IRIS e o MaximDL para além do NeatImage.

 

Veja também aqui uma animação feita com 31 imagens de 30 segundos cada e em que é notório um “outburst” do cometa.