J.Porto e P. Costa Web Site                                                                                            Janeiro 2005

 

 

 

 2004

Destaque do mês

Cometa Machholz (C/2004 Q2)

O cometa Machholz na noite 4 de Dezembro de 2005 entre 21:00 e 21:20 hora local, era perfeitamente visível a olho-nu sob a forma de uma ténue mancha esbranquiçada. Situava-se na constelação do Touro e aproximava-se das Pleíades. As imagens aqui presentes resultaram da integração de 47 outras com 8s de exposição cada. Face à crescente instabilidade do tempo com nuvens baixas vindas do Sul, optámos por adquirir o maior número de imagens “entre” as nuvens que passavam.

A imagem ao lado mostra a cauda iónica muito extensa e a cauda de poeiras (numa posição perto dos 90º relativamente à primeira).

As imagens resultam da plicação de filtros rotativos (Larson-Sekanina) e da sua adição à imagem original, de modo a revelarem a estrutura da cauda iónica e os jactos.

A aplicação de cores falsas (RGB e tipo MX) também facultam a visualização de outros pormenores das caudas e do falso núcleo. Todas as imagens foram obtidas em Ponta Delgada sob más condições atmosféricas..

Entretanto no Sol, e depois de uma semana sem grande actividade, exceptuando uma fulguração lançada ao espaço, perto da região activa 10715, surgia um Filamento gigante com o tamanho da distância da Terra à Lua. Os Filamentos de gás, representam estruturas de gás arrefecido que pairam sobre a superfície da cromosfera solar. Este Filamento, de que demos notícia no dia 2 de Janeiro, está a ser estudado pelos cientistas de modo a poderem avaliar a sua evolução. Estruturas com esta dimensão são muito raras.

A imagem em H-alfa foi obtida em Ponta Delgada pelas 12:19 hora local.

Imagens resultante da mediana de 13x8s, depois de tratadas de modo a revelar a estrutura da Cabeleira e onda de choque, assim como da Cauda Iónica e ejecção de jactos de poeiras. Clique para ampliar.

Filamento gigantesco no Sol