J.Porto e P. Costa Web Site                                                           Janeiro 2005 (folha info nº2)

 

 

 

 2004

Destaque do mês

Mancha Solar Gigante

Depois de no dia 5 ter surgido um dos maiores Filamentos até agora vistos ( distância da Terra à Lua), é a vez agora de aparecer no espaço de alguns dias um pequeno grupo que rapidamente se transformou numa mancha solar gigante, com tamanho de 5 Terras. A Região Activa 10720 apresentava no dia 13 pelas 14:30 UTC uma configuração Fkc com multipolaridades complexas que lhe davam um aspecto fragmentado de umbras rodeadas por uma penumbra gigante, que tornava este grupo visível a olho-nu (devidamente protegido com filtros próprios). Acompanhava esta mancha, outros dois grupos denominados Região Activa 10718 e 10719.

Na imagem em H-alfa (inferior esquerda do mosaico), vêem-se as “ondas”  de crispação da cromosfera em torno do grupo gigante.

Clique na imagem para ampliar

Dia 14 de Janeiro: alterações na configuração da mancha solar catalogada como 10720, são  nitidamente visíveis. Notar as espículas formadas por plasma magnetizado e de algumas pontes de luz. São esperadas fulgurações e ejecções de matéria coronal nos próximos dias.

No limbo solar surgia uma Proeminência, enquanto a imagem da superfície cromosférica mostrava a conturbação da área envolvente.

A imagem ao lado, obtida na banda da primeira linha do Hidrogénio, mostra as regiões activas 720 e a sul a 718.

Junto ao limbo SE surge uma vasta região de Fáculas, visíveis na luz branca e que estão na origem da Proeminência anteriormente referida.

A imagem resulta de um “stack” de um pequeno filme em formato AVI utilizando o Registax v3 e posteriormente trabalhada com o Maxim DL e o PSP. As cores são naturais.

O filme foi feito com uma webcam Toucam pro , no dia 14 de Janeiro, pelas 14:30 UTC, em Ponta Delgada, com condições atmosféricas pouco favoráveis. Clique na imagem para ampliar.

Imagem do dia 15 mostra o grupo muito activo, com tendência para “estirar-se” reforçando a sua bipolaridade magnética e apresentando maior fragmentação. Em H-alfa é possível ver algumas erupções fulgurativas nessa área de maior fragmentação. A mancha atinge agora o tamanho equivalente a 8 Terras.

Evolução da Região Activa 10720 de 13 a 16 de Janeiro: do tamanho de 4 Terras, passou ao tamanho de Júpiter. Clique para ampliar todas as imagens.

No dia 17 a RA produzia uma potente Fulguração que a imagem reporta.

À direita uma imagem que dá a noção da dimensão deste grupo.

Fulguração X3.8 às 09:52 UTC do dia 17

Veja o alerta em

http://www.spacew.com/astroalert.html

No dia 18 o grupo mantinha o seu aspecto mais fragmentado e produzindo pequenos “flares” visíveis. Entretanto surgia outro grupo no limbo NE (10723) com uma configuração Hsx, ligeiro Efeito Wilson convexo e rodeado de Fáculas. No dia 20 a 720 produzia novo “flare” classe X7 e no dia 21 cruzava o limbo NW (veja imagem).