Setembro 2006

O Sol nos dias 5 e 6 de Setembro apresentava-se com uma actividade mínima apenas com três regiões activas (10904, 10907 e 10909) do tipo Hax rodando no bordo leste e as outras duas tipo Bxi, e ainda algumas pequenas Proeminências observadas na linha H-alfa com um PST e sem qualquer estrutura filamentosa de relevo.

No dia 15 de Julho foi observado um grupo de manchas solares com polaridade invertida o que levou alguns observadores a considerar que se havia iniciado o 24º Ciclo Solar.

Clique separadamente nas imagens para ampliá-las.

Lua e Júpiter em conjunção a 29 de Agosto.

 

Imagem obtida no mês passado mostrando a face da Lua iluminada apenas com a luz reflectida pelo nosso planeta.

A anterior região activa 10904, que no dia 5 havia surgido como uma Hax, complexificava-se progressivamente transformando-se numa Dai. Fazia-se acompanhar por mais duas regiões activas Bxi (10907 e 10909) , a oeste da primeira, todas no hemisfério solar sul.

Note a vasta zona mais brilhante sob a forma de veios, denominadas Fáculas, em redor da 10904.

As imagens foram obtidas no dia 8 de Setembro pelas 13:00 UTC e mostram o Sol na banda da luz visível.

A Lua no dia 7 de Setembro estava no seu Perigeu (ponto da sua órbita elíptica mais próximo da Terra) apresentando-se 12% maior do que no seu apogeu.

 

A imagem ao lado, do dia 8, mostrava já o início da fase de Quarto Minguante, cerca de 97,9% da sua fase de Lua Cheia a uma distância de 357859 km do nosso planeta.

 

Clique na imagem para ampliá-la.

A Região Activa 10904 tem persistido já à longo tempo sendo esta a segunda rotação que faz no disco solar. Voltou a apresentar-se como Hax.

As imagens la luz visível e na banda da 1ª linha de emissão do hidrogénio, continuam a mostrar uma intensa actividade magnética em redor desta mancha solar única, seja pela presença de Fáculas (luz branca) seja pelo intenso reticulado cromosférico que continua a gerar a hipótese de surgirem fulgurações da classe M. No limbo oeste vêem-se algumas Proeminências  bem como a nordeste da 904 (Filamento).

Imagens em alta resolução

Veja as imagens que resultaram do primeiro teste a uma Cânon EOS 350D em foco primário com um Celestron de 200mm a f/10 na noite de 14 para 15 de Setembro, em condições de poluição luminosa moderada.

Veja também “ SERÕES COM O UNIVERSO”.